Mais um ano se foi...

Então, mais um ano se passou para quem estava na 8ª série e foi promovido, só tenho a dizer parabéns e desejo boa sorte ano que vem no ensino médio, para os alunos foram retidos dou meus pêsames e desejo melhoras no ano que vem,eu sei como é repetir a mesma série eu repeti a 5ª, mas ano que vem não vai ser igual a esse ano para ninguém, nem para os que passaram para o ensino médio nem para os vão fazer a 8ª série novamente.
Por que estou dizendo isso?
Porque ano que vem vamos para escolas diferentes, alguns de nós nem nos veremos mais, aquele amigo que era quase um irmão só vai deixar saudade...
Mesmo que você veja ele todos os dias não vai ser a mesma coisa de estudar na mesma sala, fazer lição juntos, aquelas coisas que sempre fizeram como uma equipe.
Também tem os professores, sabe aquele professor que você considera chato que vive pegando no seu pé?
Ele realmente pega no seu pé, mas não é pra ti chatear, é porque ele acredita em você, acredita que você possa fazer melhor, ele pega no seu pé pra você aprender.
Para os alunos que estão indo pra a 8ª série em 2010, lebre-se de aproveitar cada segundo junto daquele amigo e professor...


Feliz 2010 para todos os alunos, ex-alunos, pais e professores!!!!

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sábado, 31 de outubro de 2009

negros nas faculdades brasileiras

A proporção de negros e pardos entre os formandos do ensino superior aumentou nos últimos quatro anos. Dados do questionário socioeconômico do Provão mostram que, em todas as 18 áreas avaliadas desde 2000, cresceu a participação de negros e pardos entre o total de universitários que se formaram.Em 2000, 15,7% dos formandos dessas 18 áreas se declararam negros ou pardos, percentual que aumentou para 20,7% em 2003, uma variação de 32%. Analisando somente os negros, subiu de 2,2% para 2,9%. Entre os pardos, passou de 13,5% para 17,8%.A área onde, em termos proporcionais, houve maior aumento foi matemática. Em 2000, eles eram 23,5% do total. Em

negros do Brasil

O Brasil foi a última nação da América a abolir a escravidão. Entre 1550 e 1850, data oficial do fim do tráfico de negros, cerca de 3.600.000 africanos chegaram ao Brasil. A força de trabalho desses homens produziu a riqueza do País durante 300 anos.


Apesar de a maior parte dos escravos não saber ler nem escrever, isso não significava que não tivessem cultura. Eles trouxeram para o Brasil seus hábitos, suas crenças, suas formas de expressão religiosa e artística, além de terem conhecimentos próprios sobre técnicas de plantio e de produção. Entretanto, a violência e a rigidez do regime de escravidão não permitiam que os negros tivessem acesso à educação.


Oprimido e explorado, o negro encontrava nas suas raízes africanas a força para resistir à dominação dos senhores nas suas fazendas. E muitos aspectos de sua cultura permaneceram vivos, como, por exemplo, a religião. O candomblé, ritual religioso com danças, oferendas e cultos para Orixás, atravessou a história e aparece como uma prova de preservação das raízes do povo africano no Brasil.


Foi somente em 13 de maio de 1888 que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, libertando todos os escravos. Mas para muitos essa liberdade não poderia mais ser aproveitada como deveria. Após anos de dominação, os negros foram lançados numa sociedade preconceituosa, de forma desarticulada, sem dinheiro, sem casa, sem comida, sem nenhuma condição de se estabelecer.
Hoje, no Brasil, ainda é possível ver os reflexos dessa história de desigualdade e exploração. Alguns indicadores referentes a população, família, educação, trabalho e rendimento e que são importantes para retratar de forma resumida a situação social de brancos, pretos e pardos, revelam desigualdades em todas as dimensões e áreas geográficas do País. Apontam, também, para uma situação marcada pela pobreza, sobretudo para a população de pretos e pardos.
Segundo dados da publicação Síntese de Indicadores Sociais - 2000 - que reúne dados de pesquisas do IBGE, em 1999, a população brasileira era composta por 54% de pessoas que se declararam brancas, 5,4% de pretas, 39,9% de pardas e 0,6% de amarelas e indígenas.
Em termos regionais, a população branca está mais concentrada no Sul (83,6%), a preta no Sudeste (6,7%), a parda no Norte (68,3%) e a população amarela e indígena também no Norte (1%).

veja alguns dados do INCA - Instituto Nacional de Câncer

veja alguns dados do INCA - Instituto Nacional de Câncer

Por que cigarros, charutos, cachimbo, fumo de rolo e rapé fazem mal à saúde?



Todos esses derivados do tabaco, que podem ser usados nas formas de inalação (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha), aspiração (rapé) e mastigação (fumo-de-rolo), são nocivos à saúde. No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 48 substâncias pré-cancerígenas, como agrotóxicos e substâncias radioativas (que causam câncer).




Como o cigarro atua quimicamente no organismo?


A fumaça do tabaco, durante a tragada, é inalada para os pulmões, distribuindo-se para o sistema circulatório e chegando rapidamente ao cérebro, entre 7 e 9 segundos. Além disso, o fluxo sangüíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual a de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.




Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro?

você sabe oque é bulying?

1. O que é bullying?

É uma situação que ocorre sobretudo, mas não apenas, nas escolas, caracterizada por atos agressivos, repetitivos e deliberados de alguns alunos contra um ou mais colegas.


2. Que tipo de atos agressivos são praticados?

As atitudes mais comuns são de ofensas verbais, humilhações, exclusão, discriminação, mas também podem envolver agressões físicas e sexuais. Apelidos ofensivos é a principal queixa dos alunos-alvo. Duas situações freqüentes nas pesquisas européias ainda são pouco citadas entre nós - a homofobia é uma e a outra é o "cobrar pedágio", extorquindo dinheiro do lanche, por exemplo.

quem foi leonardo villas boas

quem foi leonardo villas boas



Os Irmãos Vilas-Boas, Orlando (1914-2002), Cláudio (1916-1998) e Leonardo Vilas-Boassertanistas brasileiros. (1918-1961), foram importantes


Nascidos no interior de São Paulo, com a morte dos pais, Agnello e Arlinda Vilas-boas, a cidade de São Paulo já não os prendia. Vieram do interior Paulista para a Capital pois o pai, Agnello, advogado, havia sido convidado por um escritório do ramo. Mudaram-se para uma pensão na rua Bento Freitas, esquina com a rua Marquês de Itu.



Fundação Brasil Central - Expedição Roncador Xingu


O mundo estava em plena Segunda Grande Guerra, falava-se até na declaração de uma alta autoridade européia que teria proposto ocupar os vazios do Brasil Central com as populações excedentes da Europa, já que a tônica da guerra era o espaço vital. Isso serviu para que tomasse vulto os planos de mudança da capital do país, localizada numa cidade litorânea, como era o caso do Rio de Janeiro, para o Brasil Central.


Assim, pode-se dizer que uma série de fatores ensejou a Marcha para o Oeste, todos relacionados com o contexto beligerante de então.


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